17/04/2017
INFLUENZA: no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação, prefeito visita a UBS 6

Visando ajudar na divulgação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, visitou na manhã desta segunda-feira (17) a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tijuca, a chamada UBS 6.

A visita do chefe do Executivo marcou o início da campanha no município, que realizará a vacinação gratuita nas 9 UBSs da cidade. A ação segue até o dia 26 de maio. O prefeito foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Gilmar Treco Cavaca, pela secretária adjunta de Saúde, Sandra Mari Lourenço Machado, e pela Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves.

Além das UBSs, no dia 13 de maio, o chamado Dia D, outros dois pontos serão montados para atender a população: um no Departamento de Vigilância Epidemiológica (Praça Gumercindo de Paiva Castro, s/n, Centro) e um posto volante no bairro Portal da Pérola.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2016 foram imunizadas 21,953 pessoas na cidade. A meta para este ano é vacinar 90% da população estimada para cada grupo prioritário. A estimativa para 2017 é vacinar 28. 986 pessoas de Birigui.

“Que a população procure a UBS mais próxima de sua residência. Vamos, juntos, combater essa infecção que só prejudica nossa saúde”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Infecção - A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, e sua transmissão se dá por contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacina contra a Influenza é trivalente, ou seja, composta por 3 subtipos do vírus inativo, da Influenza. A vacina é contraindicada para pessoas com reação alérgica a ovo e a crianças menores de 6 meses.

Serão contemplados com a vacina crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas como doenças respiratórias, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, e portadores de trissomias.

A campanha seguirá as seguintes etapas de vacinação para os grupos prioritários:

•       Etapa 1: a partir do dia 17 de abril: os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60anos ou mais de idade.

•        Etapa 2: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e 5 anos de idade) e indígenas.

•        Etapa 3: a partir do 2 de maio: pessoas com comorbidades.

•        Etapa 4: a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.

•       Dia 13 de maio Dia “D”: sábado (mobilização nacional para aqueles que não tomaram a vacina anteriormente).

Texto e fotos: Tiago Lotto