18/04/2017
Através do “mutirão da tomografia”, Prefeitura de Birigui se aproxima de 500 exames realizados

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), já realizou 490 exames de tomografia computadorizada desde o início do “mutirão da tomografia”, iniciado dia 2 de março.

A ação, idealizada pelo prefeito Cristiano Salmeirão, visou atender a demanda reprimida dos exames de tomografias agendados na rede pública municipal, via SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o apoio do IDS, que ofereceu profissionais do setor, os exames são realizados no novo pronto-socorro municipal “Dr. Alceu Lot”, que atende na rua Luiz Oba, no Silvares. O IDS é o responsável pela gestão do pronto-socorro municipal e parceiro da administração no “mutirão da tomografia”.

“Esta parceria visa atender as guias de encaminhamentos arquivados na Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Realizamos exames de tomografias com contraste e tomografias sem contraste”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gilmar Treco Cavaca, lembrando que existiam exames solicitados desde 2015.  “Agora a demanda está em dia”, comemora o secretário.

RESSONÂNCIA - De acordo com a coordenadora da Central de Agendamento e Regulação, setor da Secretaria Municipal de Saúde, Stella Leandra Freitas Moraes, a Prefeitura de Birigui já começou a realizar ressonâncias magnéticas com a Tomoson Birigui – Centro de Diagnóstico por Imagem.

No momento estão sendo feitas as ressonâncias sem sedação de crânio que aguardavam agendamentos desde 2015. A demanda de 2014 (das ressonâncias sem sedação de crânio) já foi zerada. Após a contratação da Tomoson, os atendimentos começaram no último dia 12 de abril.

“Aos poucos vamos atendendo aqueles que precisam de exames. Outros mutirões serão realizados. Temos muito o que melhorar na saúde”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

TOMÓGRAFO – O novo pronto-socorro municipal conta com um moderno tomógrafo que atende a população. O equipamento foi solicitado ao Governo do Estado de São Paulo pelo vereador biriguiense José Fermino Grosso e pelo deputado federal Vanderlei Macris.

“Temos em Birigui um dos mais modernos equipamentos para tomografias computadorizadas. O tomógrafo foi uma conquista dos agentes políticos Fermino e Vanderlei Macris. Esta união de forças é essencial para uma Birigui cada vez melhor”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto