20/04/2017
Sicredi e Prefeitura de Birigui lançam no município o Programa “A União Faz a Vida”

Aproximadamente 800 pessoas acompanharam na noite desta quarta-feira, dia 19 de abril, no auditório do Sinbi, o lançamento do Programa “A União Faz a Vida”, idealizado pela Sicredi. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou do evento.

O chefe do Executivo e a secretária municipal de Educação, Áurea Esteves Serra, fizeram parte da Mesa Diretora, ao lado do presidente da Sicredi, Américo Stuhr Pechy, do vice-presidente Antenor Marques da Silva, do diretor executivo Ildo Wilde, do gerente da agência Sicredi de Birigui, José Carlos Rosa Júnior, e o gerente de comunicação da Sicredi, Rogério de Lorenzo Leal.

No último dia 07 de março a administração formalizou acordo de cooperação com a Cooperativa Sicredi Alta Noroeste. Com a parceria, mais de 850 crianças da educação infantil, distribuídas em 8 escolas mantidas pela administração municipal, serão atendidas pelo programa.

Com o objetivo de proporcionar ação formativa, vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o “A União Faz a Vida” oferece um conjunto de recomendações teóricas e praticas para o trabalho com os alunos. O cenário de atuação são as salas de aula, escolas e seu entorno. E os atores são alunos, educadores e comunidade escolar, entre outros agentes, como secretarias estaduais e municipais de Educação.

A metodologia envolve as chamadas expedições investigativas, que funcionam como ponto de partida para a definição dos temas que serão trabalhados. Assim, a turma vai para a rua observar e experimentar, percorrendo a comunidade e descobrindo o ambiente a sua volta.

“O cooperativismo é extremamente importante na vida das pessoas. Nada melhor do que tratar o tema na formação destas crianças. A administração agradece o Sicredi por acreditar em Birigui. Esta parceria irá oferecer bons frutos em nossa Educação Municipal”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Para o chefe do Executivo, o programa ajuda a formar cidadãos mais cooperativos, destacando entre as crianças atendidas os valores de cidadania e cooperação.

Mais informações sobre o programa você encontra no site oficial do “A União Faz a Vida” (www.auniaofazavida.com.br).

Texto e fotos: Tiago Lotto