25/04/2017
Número de casos positivos de dengue reduz 99,48% em Birigui, aponta Secretaria de Saúde

O número de casos positivos de dengue em Birigui reduziu 99,48% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. De janeiro a março deste ano foram confirmados apenas 19 casos de dengue, contra 3.684 em 2016, ano em que houve uma epidemia no município, com dois óbitos provocados pela doença. Nenhuma morte ocorreu neste ano.

Com relação ao zika vírus, no primeiro trimestre do ano passado sete pessoas haviam sido confirmadas com a doença, ao passo que, na comparação do mesmo período deste ano, não houve nenhum caso positivo. Nenhum caso de febre chikungunya foi confirmado no período. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (24 de abril).

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves, ainda é cedo para definir todos os fatores que levaram a esta queda tão acentuada. “Podemos afirmar que todo o trabalho de prevenção e conscientização realizados diariamente pelos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias durante as visitas casa a casa, somados ao apoio da população, contribuíram fortemente para este resultado”, frisou.

AÇÕES PREVENTIVAS

Desde janeiro mais de 22 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos privados e terrenos baldios de diversos bairros foram vistoriados aos sábados pelos agentes, na campanha estadual “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, que segue até o final deste mês. Nesta mobilização, mais de 600 recipientes com larvas já foram eliminados.

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando controle de criadouros e bloqueios com nebulização em pontos onde há casos confirmados de dengue; monitoramento de pontos estratégicos e imóveis especiais, além de ações educativas, como palestras realizadas nas escolas para conscientizar os alunos sobre como eliminar os focos do mosquito em suas casas.

Além disso, a prefeitura tem realizado o programa Cidade Bela, que visa a limpeza de praças e canteiros centrais e laterais de avenidas, por exemplo. Nesta segunda-feira (24), foi iniciada também o projeto Cidade Limpa, em parceria com a TV Tem, que visa recolher materiais inservíveis das residências. A atividade segue até o dia 5 de maio e irá percorrer todos os bairros de Birigui.

“Os números mostram que as ações realizadas estão no caminho certo. Mas os cuidados devem ser mantidos ininterruptamente para evitar a proliferação do Aedes. Além do poder público, é fundamental que a população continue engajada no combate ao mosquito, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências”, afirmou o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Ricardo Antônio de Oliveira.

Texto: Rafael Lopes