26/04/2017
Saúde realiza neste sábado (29) última ação da campanha Todos Juntos Contra o Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realiza neste sábado (29 de abril) a última ação prevista da campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Serão vistoriados os bairros Vila Operária, Parque Residencial Nelson Calixto, Jardim São Paulo, Jardim Klayton, Vila Industrial, Vila Bandeirantes e Cidade Jardim.

A estimativa é que sejam visitados pouco mais de três mil imóveis, entre residências, estabelecimentos privados e terrenos baldios. Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, divididos em nove equipes, vão vistoriar os imóveis com o objetivo de eliminar potenciais criadouros para o mosquito e orientar os moradores quanto a prevenção.

A mobilização, retomada em janeiro deste ano, é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui em parceria com o governo do Estado de Sâo Paulo, que paga remuneração extra de R$ 120 por sábado, a cada profissional envolvido. A ação integra a campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”.

“A prevenção é a única arma contra o Aedes aegypti. Por isso, contamos com a colaboração dos moradores dos bairros que serão visitados, permitindo que os agentes entrem nos imóveis e façam a vistoria para eliminar qualquer recipiente e material que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, disse o diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Antonio de Oliveira.

BALANÇO

Desde janeiro, quando a campanha foi retomada, já foram vistoriados 25.118 imóveis, sendo que 635 recipientes com larvas foram eliminados. Outros 10.492 imóveis foram encontrados fechados e em 250 os moradores recusaram a entrada dos agentes de saúde. A mobilização só não foi realizada em três sábados nos últimos quatro meses.

NÚMEROS

O número de casos positivos de dengue em Birigui reduziu 99,48% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. De janeiro a março deste ano foram confirmados apenas 19 casos de dengue, contra 3.684 em 2016, ano em que houve uma epidemia no município, com dois óbitos provocados pela doença. Nenhuma morte ocorreu neste ano.

Com relação ao zika vírus, no primeiro trimestre do ano passado sete pessoas haviam sido confirmadas com a doença, ao passo que, na comparação do mesmo período deste ano, não houve nenhum caso positivo. Nenhum caso de febre chikungunya foi confirmado no período. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (24 de abril).

Texto: Rafael Lopes