26/04/2017
Minicidade montada para educação no trânsito recebe alunos da EM Profª Dirce Spinola Najas

A minicidade inflável, réplica de um município real, montada no ginásio de esportes da Escola Municipal Roberto Clark, recebeu nesta quarta-feira, dia 26 de abril, alunos da EM Profª Dirce Spinola Najas. Após orientações em palestra, os estudantes foram para a prática.

A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura de Birigui com a ViaRondon, idealizadora do Projeto BR City, iniciativa que pretende despertar junto aos alunos a curiosidade e o desejo de entender as regras e leis que orientam o trânsito das cidades.

“O projeto conta com aulas teóricas e práticas, com atuação de guardas municipais e técnicos da concessionária. É uma forma de aumentar a segurança no trânsito, já que o aprendizado da criança é levado para seus pais”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão, que participou da abertura oficial da minicidade, ocorrida no último dia 20 de abril.

Segundo o prefeito, a ação visa compartilhar conhecimentos sobre o trânsito e as relações com ele estabelecidas. “É uma educação inteligente, já que coloca os alunos dirigindo dentro da minicidade”, frisou o chefe do Executivo.

A diretora da EM Profª Dirce Spinola Najas, Elaine Ferreira dos Santos, acompanhou 118 alunos (10 e 11 anos) que participaram das aulas práticas desta quarta-feira. “A palestra do guarda municipal foi muito importante e interessante. Agora, para colocar isso em prática, os alunos estão eufóricos. Parabéns aos envolvidos neste belo projeto”, elogiou a diretora.

O BR City vai atender em Birigui 350 crianças (8 a 11 anos) de quatro escolas mantidas pela prefeitura. Após a teoria, as crianças colocam o que aprenderam em prática na minicidade inflável, que reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e veículos elétricos.

A quarta e última escola que será atendida é a EM Profa. Geni Leite da Silva. As palestras serão nesta quinta-feira (27 de abril) e as aulas práticas na sexta-feira (28).

Texto e fotos: Tiago Lotto