27/04/2017
Secretaria de Cultura e Turismo vai participar de workshop com Hermeto Pascoal

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, levará um ônibus com vários músicos da Corporação Musical Municipal “Maestro Antonio Passarelli”, alunos do Centro de Atividades Musicais, Coral Municipal de Birigui (COMUBI) e Centro de Referência da Juventude, bem como diversos músicos da cidade e região que demonstraram interesse e disponibilidade em participar de um workshop com o artista e músico Hermeto Pascoal.

A atividade acontece nesta sexta-feira, dia 28, às 15 horas, no SESC de São José do Rio Preto. A saída de Birigui está prevista às 9h, na Estação das Artes “Giovani Machado”, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Praça Raul Cardoso.

WORKSHOP - O trabalho do artista com experimentação sonora o levou ao desenvolvimento de conceitos na área do pensamento em música, como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente.

A espiral criativa de Pascoal não pára nunca, de forma que sempre há coisas novas a mostrar. Para o workshop, nada foi preparado ou ensaiado: a proposta é desafiar o músico e o ouvinte.

Local: Teatro SESC Rio Preto

Horário: 15h (Chegar 1 hora com antecedência para retirada de convites)

CONHEÇA O ARTISTA

HERMETO PASCOAL é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais) reconhecido nacional e internacionalmente.

Sobre seus trabalhos recentes, podemos mencionar que em 1999 lançou o CD Eu e Eles, primeiro disco do selo Mec, no Rio de Janeiro. Neste CD produzido por seu filho Fábio Pascoal, Hermeto toca todos os instrumentos. Em 2003 lançou, com seu grupo, o CD Mundo Verde Esperança, também produzido por Fábio.

Em outubro de 2002, durante uma oficina em Londrina, conheceu a cantora Aline Morena e a convidou para se apresentar no dia seguinte com o seu grupo em Maringá. Em seguida ela o acompanhou ao Rio de Janeiro e, no fim de 2003, Hermeto passou a residir com ela em Curitiba. Assim, passou a dar-lhe noções de viola caipira, piano e percussão e, em março de 2004 estreou no SESC Vila Mariana a sua mais nova formação: o duo Chimarrão com Rapadura (gaúcha com alagoano), formado por Hermeto e Aline Morena.

Em abril de 2004, embarcou para Londres para o terceiro concerto com a big band local. Em seguida, realizou mais alguns espetáculos solo em Tóquio e Quioto.

Em 2005 gravou o CD e o DVD Chimarrão com Rapadura com Aline Morena, além de realizar duas grandes turnês com seu grupo por toda a Europa. O CD e o DVD de Hermeto Pascoal e Aline Morena foram lançados de maneira totalmente independente em 2006.

Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

Lançou em 2010 o CD Bodas de Latão, em duo com Aline Morena, comemorando sete anos de união na vida e na música. Esse CD contém duas faixas multimídia.

Texto: Rafael Zago