02/05/2017
Decreto preserva casa onde morou o fundador de Birigui e mata localizada na região central

Decreto assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão declara de utilidade pública, para fins de preservação ambiental e cultural, área/imóvel que fica na rua Nicolau da Silva Nunes, região central de Birigui, onde existe um fragmento de mata atlântica do interior.

O local é conhecido por abrigar o imóvel onde residiu o fundador de Birigui, Nicolau da Silva Nunes, e reúne grande quantidade de árvores nativas, entre elas palmeiras imperiais, trazidas de Portugal por Nicolau da Silva Nunes, além de Pau Brasil, Pau Ferro, entre outras raridades.

O espaço, com área total de 38.179,40m2, faz divisa com uma pizzaria, bastante frequentada por moradores de Birigui e cidades vizinhas. A atração na pizzaria também se deve a arborização do local, muito elogiada pelos frequentadores.

“Este espaço é um patrimônio ambiental e cultural de Birigui. O decreto visa impedir que a área seja loteada. Estamos estudando, para um projeto futuro, criar no local um horto florestal municipal e um museu, já que o imóvel nesta área é parte da história de nosso município”, explicou o prefeito Cristiano Salmeirão, que assinou o decreto no último dia 26 de abril.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, disse que o decreto só traz benefícios para os moradores de Birigui.

“A grande quantidade de árvores existentes nesta área traz vários benefícios, entre eles diminuição da temperatura do ar, aumento da umidade do ar, proporcionando captação de matéria particulada - promovendo uma purificação do ar, o que traz melhorias para a saúde das pessoas, além das sombras, frutos, refúgios de animais silvestres, aves e captação de água da chuva para drenagem urbana”, falou Juliano Salomão.

O prefeito também defendeu a tese da melhoria na qualidade de vida que as árvores podem oferecer. “A contribuição das árvores ou áreas verdes para a proteção da saúde nas cidades deve-se a dois fatores principais, o equilíbrio do microclima e a purificação do ar. Esse tipo de mata oferece, ainda, inúmeros benefícios físicos, psicológicos e mentais à saúde das pessoas”, completou o chefe do Executivo.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Juliano Salomão