02/05/2017
Novo Conselho Municipal de Meio Ambiente estará reunido no próximo dia 5 de maio

Está agendado para o próximo dia 5 de maio (sexta-feira), às 14h, no Paço Municipal, o primeiro encontro do novo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Na semana passada o prefeito Cristiano Salmeirão assinou o decreto que nomeou os novos integrantes do conselho. O ato contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

Segundo o secretário, a meta é criar mecanismos para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos com relação ao verde, a mãe natureza e à preservação ambiental. “Cada vez mais a população, juntamente com o Poder Público, tem sido chamada a participar da gestão do meio ambiente”, comentou Salomão.

O chefe do Executivo lembrou que o Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão criado para esse fim. “Esse espaço destina-se para unir forças dos órgãos públicos, setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais. Trata-se de um instrumento de exercício da democracia, educação para a cidadania e convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes”, frisou o prefeito municipal.

O secretário Juliano lembrou que o Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal: a prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo.

“Cabe ao Conselho propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento, analisar e conceder licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras em âmbito municipal, promover ações para a educação ambiental, entre outras atribuições do setor”, completou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Tiago Mariano