05/05/2017
Agita Birigui é destaque na XIV Mostra de Boas Práticas em Promoção de Atividade Física

O Programa Agita Birigui, da Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque na XIV Mostra de Boas Práticas em Promoção de Atividade Física, promovida no último dia 4 de abril, em São Paulo. O evento foi organizado pela Associação Paulista de Medicina.

Uma das interlocutoras do Programa, a fisioterapeuta Andrea Maria Castilho, esteve na XIV Mostra para apresentação oral e em banner do Programa Agita Birigui, escolhido dentre os destaques do Estado de São Paulo.

Andrea Castilho é fisioterapeuta do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e foi a responsável pela explanação sobre o Programa, com destaque para seus parceiros, suas ações pontuais e permanentes, além de principais resultados, incluindo pontos positivos e negativos.

A interlocutora do Agita Birigui afirma o que mesmo vem sendo desenvolvido desde 2012 pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com ações permanentes e pontuais que contam com boa adesão da população.

“O objetivo principal do Programa é a melhoria da qualidade de vida da população biriguiense através da prática regular de atividade física, alimentação saudável e outros hábitos saudáveis de vida. Toda a população do município está convidada para fazer parte do Programa Agita Birigui”, comentou Andrea Castilho.

Dia Mundial Atividade Física

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), responsável pelo Programa Agita Birigui, em parceria com a ESF, realizaram ações no mês de abril em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física.

As seguintes ações foram desenvolvidas:

NASF Setor 1: estimulação e conscientização da prática diária do exercício físico; orientações quanto ao exercício físico na prevenção e controle da hipertensão arterial. Tais ações foram realizadas nas recepções das UBSs 1, 4, 8 e 9. Total de participantes: 80.

NASF Setor 2: grupos de alongamentos - conscientização sobre a importância da data e benefícios da atividade física, além de orientações sobre prevenção da hipertensão arterial. Finalizamos com circuito de atividades físicas e lúdicas, além de entrega de folders sobre as temáticas desenvolvidas. Tais ações foram realizadas nos grupos das UBSs  2, 3, 5 e 6.

Grupos de Hiperdia: conscientização sobre a importância da data e benefícios da atividade física, além de orientações sobre prevenção da hipertensão arterial. Finalizamos com circuito de atividades físicas e lúdicas, além de entrega de folders sobre as temáticas desenvolvidas. Tais ações foram realizadas no grupo da UBS 2. Total de participantes: 174 participantes.

Texto e fotos: NASF – Secretaria de Saúde de Birigui