08/05/2017
Prefeito participa do 1º encontro do recém-empossado Conselho Municipal de Meio Ambiente

O prefeito Cristiano Salmeirão participou do primeiro encontro do novo Conselho Municipal de Meio Ambiente. Reunião realizada na última sexta-feira, dia 5 de maio, no Paço Municipal, reuniu o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, técnicos e profissionais da pasta, representantes de órgãos de classe, entidades, ambientalistas e demais profissionais do setor de Birigui.

O secretário Juliano Salomão é o presidente do conselho, que tem como vice-presidente Ana Claudia Castilho de Almeida. Helen Patrícia Alves Raimundo é a primeira secretária e Cássia Lacerda a segunda secretária.

“O trabalho deste conselho municipal é extremamente importante para o meio ambiente. A Prefeitura está de portas abertas para atuar em conjunto com todos vocês. Obrigado por ajudar na gestão da cidade”, falou o prefeito de Birigui aos presentes na primeira reunião.

Na semana passada Salmeirão assinou o decreto que nomeou os novos integrantes do conselho, que tem como meta criar mecanismos para aumentar a consciência e promover a mudança de hábitos e de comportamentos com relação ao verde, a mãe natureza e à preservação ambiental.

“Cada vez mais a população, juntamente com o Poder Público, tem sido chamada a participar da gestão do meio ambiente. Vamos trabalhar unidos, buscando o melhor para Birigui”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do conselho, Juliano Salomão.

O chefe do Executivo lembrou que o grupo destina-se para unir forças dos órgãos públicos, setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais.

“Trata-se de um instrumento de exercício da democracia, educação para a cidadania e convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes”, frisou o prefeito.

O secretário Juliano lembrou que cabe ao conselho propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento, analisar e conceder licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras em âmbito municipal, promover ações para a educação ambiental, entre outras atribuições do setor.

“O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal: a prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo”, completou Juliano Salomão.

Texto e fotos: Tiago Lotto