08/05/2017
Sedecti adquire ultrassom veterinário; entrega reuniu autoridades em um sítio de Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), adquiriu um moderno ultrassom veterinário portátil, que será utilizado em bovinos de produtores rurais cadastrados no Departamento de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Birigui.

O equipamento, modelo SonoScape – Linear Array, foi um investimento de R$ 12 mil. Com ele haverá um melhor controle do manejo reprodutivo do rebanho através de exames clínicos como: diagnóstico precoce e acompanhamento da gestação; avaliação do desenvolvimento folicular e corpo lúteo e patologias do trato reprodutivo feminino e masculino (sexagem do feto; ocorrência de gestações múltiplas).

A entrega oficial do equipamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 8 de maio, em um sítio localizado no bairro rural Pau Lavrado, onde funciona o Programa ProLeite, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário da Sedecti, Nelson Giardino, e o diretor de Agropecuária e Abastecimento, Fabio Moreno Martins, foram recebidos por 18 produtores rurais de Birigui que participam da capacitação do SENAR.

A aquisição do ultrassom atende um pedido dos vereadores José Luis Buchalla, César Pantarotto Junior e Eduardo Fonseca de Luca (Eduardo Dentista). Buchalla e Pantarotto estiveram presentes na entrega do equipamento. Eduardo Dentista foi representado por sua assessora Maria Paula Calixto.

“A Câmara de Birigui conta com vereadores produtores rurais, o que é muito importante, já que o agronegócio é quem tira o Brasil das crises financeiras. Que os produtores rurais de Birigui façam bom uso de ultrassom”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o veterinário do departamento de Agropecuária, Matheus Moreira Beli, a ultrassonografia é atualmente um método de diagnóstico largamente utilizado na medicina veterinária, por ser uma técnica moderna, precisa e não invasiva. “A utilização rotineira da ultrassonografia é um grande avanço no campo da reprodução animal e prevenção de doenças”, completou Beli.

O médico veterinário do SENAR, Paulo Roberto Rodrigues Pinto, elogiou a iniciativa da administração. “É difícil encontrar um prefeito dando total atenção aos produtores rurais. Esse respaldo da Prefeitura é muito importante para os produtores”, comentou ele.

Texto e fotos: Tiago Lotto