09/05/2017
MOBILIZAÇÃO - “Dia D” da vacinação contra a influenza acontece neste sábado, dia 13 de maio

Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos neste sábado, dia 13 de maio, quando acontece o “Dia D” de vacinação contra a influenza (gripe). A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a Campanha Nacional de Vacinação desde 17 de abril.

Vários pontos estarão atendendo os moradores de Birigui. As nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Departamento de Vigilância Epidemiológica e um posto volante situado na E.M Profª Yvonne Miragaia Peruzzo (rua Ernestino Bispo da Silva, nº 279, Portal da Pérola II)  estarão abertos das 8h às 17h para vacinação. O cidadão deve levar sua carteira de vacinação.

O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação neste grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, e sua transmissão se dá por contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, em 2016 foram imunizadas 21,953 pessoas na cidade. A meta para este ano é vacinar 90% da população estimada para cada grupo prioritário. A estimativa para 2017 é vacinar 28. 986 pessoas de Birigui.

Segundo informou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, devem se vacinar:

- CRIANÇAS DE 6 MESES ATÉ  MENORES DE 5 ANOS;

- IDOSOS (ACIMA DE 60 ANOS);

- GESTANTES;

- PUÉRPERAS (mães até 45 dias após o parto);

- PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS;

- PROFESSORES;

- TRABALHADORES DE SAÚDE.