10/05/2017
Prefeitura convoca servidores para eleição da CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Prefeitura de Birigui abriu nesta quarta-feira, 10 de maio, inscrição para que os servidores municipais participem do processo eletivo para a escolha dos representantes dos empregados da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no Paço Municipal, na Secretaria de Administração.

Cabe a CIPA identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o secretário municipal de Administração, Genilson Martins, a principal finalidade da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças ocasionadas pelas atividades profissionais.

“Os servidores devem mantê-la em regular funcionamento e elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho”, explicou ele.

De acordo com Genilson, o trabalho da CIPA é muito importante, pois os membros realizam verificações nos ambientes e condições de trabalho do servidor, visando a identificação de situações que venham a trazer riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.

As inscrições para as candidaturas deverão ser individuais, sendo eleitos os candidatos que obtiverem o maior número de votos, na seguinte conformidade: os 4 primeiros candidatos mais votados serão os membros titulares e os candidatos dos 5º ao 7º lugares candidatos mais votados serão os suplentes.

Os servidores da Prefeitura de Birigui podem fazer suas inscrições das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Praça James Mellor (Paço Municipal). Basta levar o RG. A eleição será dia 1º de junho.

Texto: Tiago Lotto