10/05/2017
FOCA NO TRÂNSITO – Diretora do Deptrans fala sobre campanha educativa em sessão da Câmara

A Prefeitura de Birigui utilizou a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 9 de maio, para divulgar a Movimento "Maio Amarelo", que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação tem como principal meta prevenir acidentes.

O espaço foi cedido pelo presidente do Legislativo, vereador Vadão da Farmácia. A diretora do DEPTRANS (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio, usou o espaço e pediu apoio da população durante a realização do Movimento.

O “Maio Amarelo” será realizado entre os dias 08 e 31 de maio, com palestras educativas em escolas municipais (4º e 5º anos) e palestras educativas em escolas estaduais (6º e 7º anos). “Nas palestras serão abordados temas como segurança da criança no trânsito, a importância do cumprimento das Leis de Trânsito, faixas e semáforos de pedestres e noções de primeiros socorros, que contará com atividades práticas”, explicou a diretora.

Além do DEPTRANS, têm importante participação no Movimento a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, que realizarão exposições das viaturas utilizadas na Fiscalização de Trânsito (Guarda Municipal) e nos socorros as vítimas (Corpo de Bombeiros).

Os alunos envolvidos nas ações estão recebendo uma revista da Turma da Mônica. O material foi doado pelo Governo do Estado de São Paulo (Movimento Paulista). Também está sendo distribuído aos apoiadores da campanha um laço de cetim amarelo com alfinete, que poderá ser utilizado nas camisetas das pessoas.

Para conscientizar a população, as ações do Maio Amarelo envolvem órgãos como o Detran/SP, ARTESP, Polícia Militar e os municípios conveniados ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do governo que tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortes no Estado até 2020.

“Birigui integra o Movimento Paulista e graças ao apoio do Governo do Estado de São Paulo poderemos investir em melhorias no trânsito da cidade”, completou a diretora do Deptrans.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Tiago Mariano