15/05/2017
Secretaria de Saúde já vacinou mais de 11 mil pessoas contra a gripe; campanha segue até dia 26

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui já imunizou 11.632 pessoas contra a gripe, o que representa uma cobertura de 48% do público-alvo. O balanço é referente as doses aplicadas desde o dia 17 de abril, quando foi iniciada a 19ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação segue no município até o próximo dia 26.

Somente no último sábado (13 de maio), quando foi realizado o “Dia D” da campanha, 1.727 pessoas foram imunizadas. As nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica abriram em horário especial para a vacinação. Houve um posto volante também na Escola Municipal Profª Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2.

As doses seguem sendo aplicadas gratuitamente durante a semana em todas as unidades de saúde, das 7h às 19h. É necessário apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto para ser vacinado. A vacina contra a influenza é a trivalente, que protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

PÚBLICO-ALVO

Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde e professores da rede pública e privada. A estimativa da Secretaria de Saúde é imunizar até o final da campanha 28.986 biriguienses, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários.

Os portadores de doenças crônicas não trasmissíveis, que inclui a respiratória, cardíaca, renal, hepática, neurológica, diabetes tipo 1 e 2, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias, como síndrome de Down), também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Nestes casos, um médico deve ser procurado imediatamente.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Mariano