17/05/2017
Birigui acumula saldo positivo na geração de empregos formais neste primeiro quadrimestre

Birigui continua acumulando saldo positivo na geração de empregos formais. Conforme a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), no primeiro quadrimestre deste ano foram registrados 2.195 postos de trabalho, ante os 1.244 do mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 76,5%.

A indústria de transformação, serviços e o comércio são os setores que contribuíram para o resultado positivo deste ano. O monitoramento dos dados do emprego é um trabalho realizado pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti, com base nos relatórios do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Marco Aurélio Barbosa de Souza, afirma que o atual momento do município na geração de emprego com carteira assinada traz uma perspectiva favorável de que o saldo negativo de 477 postos de trabalho, registrados no acumulado de 2016, será revertido.

“O aumento da empregabilidade tem acompanhado o movimento da retomada da economia nacional. E Birigui continua se destacando no cenário paulista e nacional, ocupando o terceiro lugar no ranking das cidades que mais geram oportunidades de trabalho no Estado de São Paulo e em oitavo lugar no Brasil”, destacou o diretor.

OBSERVATÓRIO

Além de monitorar os dados do emprego, o Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti avalia a evolução de outros indicadores econômicos da cidade, com o objetivo de suprir as demandas de informações dos agentes econômicos do município e subsdiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento local.

Texto: Rafael Lopes