18/05/2017
Foca no trânsito: Segurança Pública promove pedágio educativo neste sábado (20) no Centro

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), promove neste sábado (20 de maio), a partir das 9h, no entorno da praça Dr. Gama, pedágio educativo da campanha “Foca no Trânsito". A iniciativa contará com o apoio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Durante a ação, motoristas e pedestres serão conscientizados sobre a importância da direção responsável para prevenção de acidentes. O intuito também será chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito no país. A campanha integra o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito.

Conforme levantamento do Infosiga-SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual Birigui faz parte, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e desatenção. A foca foi escolhida como o mascote da campanha em virtude de o trânsito exigir total foco e atenção.

“Nossa intenção com o pedágio é conscientizar as pessoas de que é possível reduzir o número de mortes no trânsito com uma simples mudança de comportamento, já que a maioria é causada por erros humanos. Precisamos nos unir e mudar essa triste realidade”, disse a diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio.

PALESTRAS

As ações do Maio Amarelo seguem até o dia 31 com palestras educativas em escolas municipais (para alunos do 4º e 5º anos) e em escolas estaduais (6º e 7º anos). São abordados temas como segurança da criança no trânsito, a importância do cumprimento das leis de trânsito, faixas e semafóros de pedestres e noções de primeiros socorros.

As atividades contam com a parceria da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros. Nesta sexta-feira (19), recebem as palestras as escolas estaduais Doutor Carlos Rosa e Ricardo Peruzzo, respectivamente às 10h e às 13h30. As crianças envolvidas recebem uma revista da Turma da Mônica com orientações sobre o trânsito, doado pelo governo do Estado de São Paulo.

Texto: Rafael Lopes