22/05/2017
Foca no trânsito: pedágio educativo conscientiza motoristas e pedestres sobre direção responsável

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, a Secretaria de Segurança Pública de Birigui, por meio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), realizou no último sábado (20 de maio) um pedágio educativo no entorno da praça Dr. Gama, na região central.

A campanha “Foca no Trânsito” aconteceu em parceria com Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e contou com o apoio de equipes da Guarda Civil Municipal, do B.O Moto Clube e Desgarrados Moto Clube. Durante a atividade houve orientações, entrega de kits e a participação do mascote da campanha.

A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, explicou que a atividade teve o intuito de alertar motoristas e pedestres sobre a importância de sempre estar atento no trânsito. Conforme o Infosiga-SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como a imprudência e desatenção.

“É possível mudar essa triste estatística com atitudes muito simples, como usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; atravessar a via sempre na faixa de pedestre; nunca dirigir depois de beber; respeitar os limites de velocidade e não usar o aparelho celular enquanto estiver ao volante ou atravessando a rua”, destacou Melissa.

O prefeito Cristiano Salmeirão, que participou da ação, falou sobre a campanha, que integra o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito. “Esta campanha é importante, pois precisamos conscientizar toda a sociedade sobre a direção responsável. É possível reduzir o número de acidentes, basta sermos mais atentos e prudentes ao volante”, afirmou.

Texto e fotos: Rafael Lopes