24/05/2017
Secretaria de Meio Ambiente e AGA lançam piloto de coleta seletiva no Condomínio Monte Carlo

Visando implantar a coleta seletiva em Birigui, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado e a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) lançaram nesta terça-feira, dia 23 de maio, um projeto piloto que será realizado no Condomínio Monte Carlo, localizado no bairro Residencial Manuela. A iniciativa é da AGA, com total apoio da Prefeitura de Birigui.

A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

“Os mais tradicionais nas residências são as garrafas PET, latas de alumínio e o papelão, porém existem diversos materiais que podem ser reutilizados, como o isopor, embalagens metalizadas (molho de tomate, caixinha de leite), entre outros”, falou o diretor de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

Segundo ele, a AGA e a Prefeitura irão estudar, durante seis meses, como será a coleta seletiva dentro do Condomínio Monte Carlo, onde existem 192 apartamentos, com aproximadamente 400 moradores. “A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Tem muito resíduo (recicláveis) que pode ser reutilizado e que hoje é encaminhado ao aterro sanitário”, explicou Rabal.

Um dos objetivos da coleta seletiva é evitar que catadores revirem o lixo doméstico em busca daquilo que pode ser reciclado. “Se a separação correta for realizada o trabalho dos catadores será valorizado, já que muitos sobrevivem da venda destes materiais descartados pelos moradores, comércio, fábricas entre outros. Essa separação ocorrendo corretamente, também ajuda a preservar o meio ambiente”, salientou o diretor.

A Prefeitura de Birigui forneceu ao Condomínio Monte Carlo três “containers” de plásticos, cada um com capacidade de armazenar 1.100 mil litros. A AGA e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado realizarão aos moradores mini palestras, orientando sobre a separação do material.

“O lixo doméstico, o chamado lixo molhado, continua o mesmo. Ele deverá ser depositado no local apropriado do condomínio. A separação evita que os catadores de recicláveis mexam no lixo, pois o resíduo estará armazenado no container”, frisou Jefferson Rabal.

Com as crianças que moram no condomínio, os envolvidos no projeto realizarão trabalhos, ações e atividades de educação ambiental. “Educar a criança é formar cidadãos conscientes com relação ao meio ambiente e coleta seletiva”, disse o diretor.

Na noite desta terça-feira (23), o prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, técnicos da Prefeitura e ambientalistas da AGA estiveram no lançamento do projeto piloto, que ocorreu no Condomínio Monte Carlo (rua Santo Mamprim, 600, fundos da Uniesp Birigui).

“Esse trabalho é essencial para a cidade, para a preservação ambiental e para a sobrevivência de muitas pessoas que dependem da venda dos produtos recicláveis, que são descartados diariamente pelas famílias”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

COOPERATIVA – A Prefeitura de Birigui já está trabalhando para reativar a cooperativa que reúne catadores de materiais recicláveis. A meta da administração é dar apoio aos catadores que fazem esse importante serviço no município.

Outras informações: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado: 3641-9938.

Texto e fotos: Tiago Lotto