24/05/2017
Em Araçatuba, comitiva de Birigui participa de reunião do Sistema Estadual de Museus - SISEM/SP

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, participou nesta segunda-feira, dia 22 de maio, de uma reunião do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo). O encontro ocorreu em Araçatuba, no Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues, e reuniu representantes das secretarias de Cultura de Pereira Barreto, Auriflama, Araçatuba e Birigui.

O secretário de Birigui esteve acompanhado dos servidores da secretaria de Cultura e Turismo Patrícia Neves e Sergio Godinho, ambos responsáveis pelo acervo Renato Cordeiro, locado na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha.

De acordo com Elder, a reunião foi conduzida pelo representante regional titular do SISEM, Fernando Bacelar, de Araçatuba, com apoio dos suplentes regionais Gabriela Gozanga e Higor Advenssude.

“Durante o evento foi apresentado sobre a organização do SISEM-SP e sua importância. O Sistema conta com ações indispensáveis para os acervos histórico-culturais dos municípios paulistas. Foi um encontro muito produtivo”, destacou o Elder Scanferla.

Segundo o secretário, a reunião trouxe esclarecimentos e oportunizou possibilidades que são de extrema urgência para manutenção e preservação do Acervo Municipal Renato Cordeiro.

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

O SISEM-SP se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.

Atualmente, o SISEM-SP é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).

Dentre as ações, a viabilização do Edital PROAC Nº 19/2017, de preservação de acervos museológicos. No Edital, oito projetos que contemplem preservação de acervos museológicos no Estado de São Paulo, com prêmio de R$ 75.000,00 cada. O valor de apoio aos projetos selecionados neste Concurso será de R$600.000,00. No mínimo quatro projetos selecionados serão de proponentes sediados fora da capital do Estado de São Paulo, com a possibilidade de Birigui ser um deles.

Texto: Elder Scanferla e Tiago Lotto