24/05/2017
Servidores de Araçatuba e Rubiácea visitam Birigui para conhecer gestão do Via Rápida Empresa

Servidores das prefeituras de Araçatuba e Rubiácea estiveram na manhã desta quarta-feira (24 de maio), em Birigui, para conhecer o funcionamento do programa Via Rápida Empresa, do governo do Estado de São Paulo, cuja gestão no município é de responsabilidade da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O programa em Birigui está se destacando no Estado por ter reduzido o tempo de abertura de empresas, em muitos casos, de 7 dias para apenas quatro horas. Os servidores foram recebidos na Sedecti pela gestora do Via Rápida, Carla Patrícia Borella, pela gestora de politicas públicas do Sebrae-SP, Lucana Conti Lima, e pela escriturária do PAE, Paula Custodio Gonçalves.

O Via Rápida Empresa tem como objetivo agilizar a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento, por uma ferramenta online. O sistema permite a troca de informações entre três órgãos estaduais – Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e a Cetesb. Cabe ao município a análise de viabilidade do empreendimento e a emissão do alvará de funcionamento para o início da operação da empresa.

O diretor de serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Cleves Araujo dos Santos, disse que o programa está em fase inicial de implantação em seu município. “Por isso, viemos em busca de informações de como funciona o sistema para que possamos oferecer um serviço bem estruturado para nossa população”.

Texto e foto: Rafael Lopes