29/05/2017
Prefeito e secretário recebem arquiteto que projetou o primeiro “parklet” de Birigui

O prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, receberam na última sexta-feira (26) o arquiteto Bruno Luciano de Souza, responsável pelo projeto arquitetônico do primeiro “parklet” instalado em Birigui.

A instalação de “parklets” na cidade é regulamentada pelo Decreto nº 5.838/2017, de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão. “Parklet” é uma área ao lado das calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros.

“O primeiro instalado em Birigui fica na rua Barão do Rio Branco, 688, Centro, em frente a um restaurante que abriu suas portas em Birigui dia 19 de maio. Espero que seja o primeiro de vários, pois este espaço só irá trazer benefícios para os moradores”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo elogiou o trabalho do arquiteto e lembrou que o espaço é público, não de exclusividade do restaurante. “A pessoa não precisa consumir no restaurante para usar as mesas, é uma área pública, como se fosse uma praça. Parabéns ao Bruno pelo trabalho”, salientou Salmeirão.

Bruno de Souza disse que suas referências foram os “parklets” de São Francisco, nos Estados Unidos.  “O espaço atende normas de acessibilidade da ABNT. Usei madeira perola rosa, que costuma ter longa durabilidade e aceita muito bem as condições climáticas, como chuvas e sol forte”, comentou o arquitete urbanista.

Aos 27 anos, Bruno fez arquitetura e urbanismo em Araçatuba e no momento está fazendo Pós Graduação. Sua meta é fazer Mestrado e o trabalho feito em Birigui, com a instalação do primeiro ‘parklet’ da cidade, deverá constar em seus trabalhos acadêmicos.

“Fiquei contente com a recepção do prefeito e do secretário. Agradeço pelos elogios. Fico honrado por ser o primeiro profissional responsável pelo projeto do primeiro parklet de Birigui”, completou o arquiteto.

“Queremos humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa, além de provocar uma reflexão sobre a cidade que queremos habitar. Essa iniciativa deve tornar possível uma nova política pública de urbanismo”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

ENTENDA - O “parklet” pode ser implantado por pessoa física, jurídica ou pelo poder público. O interessado em solicitar a instalação de “parklet” em Birigui deve protocolar pedido na Seção de Protocolo da Prefeitura de Birigui (Praça James Mellor, Centro, sede da Prefeitura Municipal). O atendimento ao público acontece das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

O projeto de instalação deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, às diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Departamento de Planejamento, Projetos e Urbanização, e pelo Departamento Municipal de Trânsito e Serviços, (Deptrans).

O termo de compromisso terá prazo de três anos, prorrogável por igual ou superior período, a critério da Prefeitura de Birigui. O proponente e mantenedor do “parklet” será o único responsável pela realização dos serviços descritos no respectivo termo de cooperação, bem como por quaisquer danos eventualmente causados.

Os custos financeiros referentes à instalação, manutenção e remoção do “parklet” serão de responsabilidade exclusiva do mantenedor.

Texto e fotos: Tiago Contador Lotto