A Biblioteca Municipal de Birigui recebeu na quinta-feira (25 de maio) a apresentação “Sarô?! Histórias para ninguém ficar doente” com a Cia. do Liquidificador. A atividade faz parte do módulo de Contação de Histórias do programa Viagem Literária, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Cerca de 400 alunos das escolas municipais Profª Geni Leite e Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro, do Instituto Noroeste e do Bombeiro Mirim, além do público espontâneo, assistiram à apresentação que teve uma hora de duração. A contação de história ocorreu em duas sessões (manhã e tarde).
A Cia. do Liquidificador usufrui de todas as possibilidades cênicas em suas atividades, em especial as artes circenses, a contação de histórias, a mímica, a dança e a música. Como fio condutor, o grupo contrapõe questões contemporâneas e histórias de tradição oral aos clássicos da literatura para lançar um olhar sobre evolução da humanidade, a transformação social e a metamorfose da própria arte.
Segundo Paulo Bernardes, responsável pelo programa em Birigui, “o Viagem Literária oferece uma programação cultural qualificada e diversificada aos cidadãos das comunidades onde acontece e cumpri o papel proposto pela Secretaria de Estado da Cultura, que é dar protagonismo às bibliotecas públicas, incentivar a mediação da leitura e propagação da literatura brasileira”.
VIAGEM LITERÁRIA
Criado pela Secretaria de Estado da Cultura, o Viagem Literária é gerido pela SP Leituras e o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, visa incentivar a produção literária, aproximar o público das bibliotecas e dos livros e disseminar o gosto pela leitura. Essa foi a segunda vez que Birigui participou do programa.
Comunicação Prefeitura
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação - Secretaria de Cultura e Turismo
|