05/06/2017
Desenvolvimento Sustentável: Prefeitura e McDonald´s firmam parceria inédita

A Prefeitura de Birigui e o McDonald´s Brasil firmaram uma parceria inédita de incentivo à educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Birigui foi o primeiro município escolhido pelo Mc para realizar o programa.

Para celebrar esta parceria público-privada, a rede de restaurantes e a administração realizaram no último sábado (3 de junho), entre 8h30 e 11h30, um plantio de mudas nativas na Praça João Cernach. A ação serviu para apresentar o projeto para a comunidade e foi realizada no sábado que antecedeu o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

O projeto é baseado em parcerias para uma educação mais sustentável e melhoria das condições sociais e ambientais. Serão cinco módulos de atuação, envolvendo: Educação infantil para Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Arborização, Parcerias e Educação Executiva.

De acordo com o Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dorados, Leonardo Lima, “isso torna o restaurante de Birigui uma referência em fonte de conteúdo para sustentabilidade, além de exemplo das práticas sustentáveis já aplicados”. O restaurante de Birigui conta com implantação de diversos elementos sustentáveis, tais como: luz de LED, captação de água para reuso, separação dos resíduos, entre outros.

A Prefeitura de Birigui abraçou a ideia, já que em seu plano de governo o tema sustentabilidade está inserido. “Estamos atuando em várias frentes, uma delas é a arborização da cidade. A educação ambiental é outra frente, que também será trabalhada nesta ação. Fico feliz por esta parceria. As ideias e projetos do McDonald´s estão bem próximos da nossa linha de ação e plano de gestão”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão.

Para o prefeito Cristiano Salmeirão, o gestor público atual deve ter sinergia com o desenvolvimento sustentável. “Birigui foi a segunda cidade do Estado de São Paulo a firmar compromisso com o Pacto Global da ONU e nossa meta é institucionalizar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública e irradiar esse conceito para a iniciativa privada e toda a nossa comunidade”, comentou o prefeito, que comemorou o pioneirismo do projeto do McDonald´s na América Latina. “Estamos honrados com essa parceria”, frisou.

Após uma pesquisa teórica dentro da sala de aula, alunos da EM Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro e do Colégio Zeta foram para as ruas realizar uma pesquisa de campo, relativa ao reflorestamento das calçadas e arborização urbana.

Para reforçar os 17 Objetivos no imaginário dos alunos das escolas participantes de Birigui, o McDonald’s distribuiu cerca de 400 gibis desenvolvidos pelo Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil.

“As historinhas com as personagens da Turma da Mônica são focadas em desenvolvimento sustentável e foram materiais importantes na formação dos alunos. O modelo tem alto potencial de replicação e poderá avançar para outras regiões”, explicou o diretor Leonardo Lima.

Antes do plantio, na loja do McDonald´s Birigui, houve apresentações musicais e culturais das escolas Zeta e EM Profª Lucinda Araújo Pereira Giampietro. A atividade de sábado reuniu o prefeito, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristiana Salmeirão, o secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão, a secretária municipal de Educação, Aurea Esteves Serra, o secretário municipal de Gabinete, José Manoel Sanches, o secretário de Serviços Público, Eldir Scarpim, além de servidores da Prefeitura de Birigui envolvidos no programa.

A ação em Birigui contou ainda com a presença dos alunos do curso de relações internacionais da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP). No período da tarde, os alunos organizaram uma mesa redonda com o tema “Programa de Desenvolvimento Sustentável Arcos Dourados”, com a participação do Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, Leonardo Lima. O evento ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Ibis Birigui.

Texto: Assessoria McDonald´s e Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto