05/06/2017
Prefeitura de Birigui analisa solicitações para instalação de três novos “parklets” na cidade

A Prefeitura de Birigui, por meio do Departamento de Planejamento, Projetos e Urbanização, está analisando três solicitações para instalações de novos “parklets” na cidade. No último dia 19 de maio o município ganhou seu primeiro “parklet”, que fica na rua Barão do Rio Branco, 688. Todo o investimento foi do proprietário de um restaurante inaugurado no local.

“Parklet” é uma área ao lado das calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento para veículos. O local funciona como uma praça pública e pode ser utilizado por qualquer cidadão. O espaço geralmente conta com mesas, cadeiras ou banquinhos.

“Não há necessidade de consumir no estabelecimento que fez a instalação do espaço”, lembrou o prefeito Cristiano Salmeirão, autor do Decreto 5.838/2017, que regulamenta instalação de “parklets” em Birigui. “Queremos humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa, além de provocar uma reflexão sobre a cidade que queremos habitar. Essa iniciativa deve tornar possível uma nova política pública de urbanismo”, comentou o chefe do Executivo.

O prefeito destacou ainda que Birigui segue o exemplo de grandes centros, que buscam, através de uma extensão da calçada, oferecer um espaço público de lazer e convivência.

Os “parklets” surgiram nos Estados Unidos, em 2005, com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso do solo. No Brasil, o conceito surgiu em 2012 e o primeiro ‘parklet’ foi instalado no ano seguinte.

PEDIDOS

Segundo o engenheiro Saulo Giampietro, diretor do Departamento de Planejamento, Projetos e Urbanização, os três novos pedidos feitos na Prefeitura de Birigui poderão autorizar a instalação de “parkets” na avenida Youssef Ismail Mansour (próximo do Poupatempo), no Alto do Silvares, na rua Barão do Rio Branco, Centro, próximo da Praça Dr. Gama, e outro na rua Conselheiro Antônio Prado, perto do banco Bradesco.

“Profissionais do Planejamento e do Departamento Municipal de Trânsito (Deptrans) estão fazendo análises nos pontos solicitados pelos interessados. São vários os critérios que devem se analisados. Após visitar os pontos, emitimos um documento informando o interessado sobre a continuidade ou não do projeto para instalar o parklet”, falou o diretor.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Geraldo Ferretti