08/06/2017

O Instituto Pró-Criança e o Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) de Birigui promoveram na noite desta quarta-feira (7 de junho), no auditório do Sinbi, palestra intitulada “O trabalho infantil como prejuízo para o desenvolvimento físico e emocional da criança”. O evento foi alusivo ao Dia Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil (comemorado dia 12 de junho).

O prefeito Cristiano Salmeirão foi representado no evento pelo secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, e a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, foi representada pela assessora técnica administrativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vanessa dos Santos Parente.

Os representantes da Prefeitura de Birigui foram recebidos pelo presidente do Instituto Pró-Criança, Valdir Mestriner, pela gestora social do Pró-Criança, Marrie Calixto, e pelo diretor executivo do Sinbi, Antenor Marques. O Pró-Criança é o braço social do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi).

O tema da palestra foi abordado pelas educadoras Jane Aparecida da Silva Lopes e Kelli Franzoe Passelli, que falaram sobre o período infantil, seus aspectos físicos e emocionais. As palestrantes possuem formação profissional em pedagogia e direito, são educadoras do Sistema Tempo de Ser e pesquisadoras e estudiosas da infância, sua formação e desenvolvimento. Elas explicaram todos os aspectos que são compreensíveis dessa fase e como lidar com cada um deles.

“A palestra foi muito produtiva. As educadoras falaram sobre a infância; as características e necessidades do período infantil; a área emocional influenciando o processo de aprendizagem e o impacto do trabalho infantil na formação e desenvolvimento da criança”, comentou a assessora Vanessa dos Santos Parente.

Segundo Vanessa, é fundamental combater o trabalho infantil para evitar prejuízos que podem ser causados à formação e ao desenvolvimento das crianças, impedindo-os de ter acesso à educação e lazer.