09/06/2017
Prefeitura de Birigui e AGA realizam doações de mudas de árvores para calçadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado e a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) de Birigui realizam neste sábado (10 de junho), das 9 às 12 horas, na praça James Mellor, s/n.º (Paço Municipal), distribuição de mudas de árvores para calçada.

A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, que realizou desde 5 de junho (Dia Internacional do Meio Ambiente) várias atividades educativas sobre o tema.

Neste sábado (10), cada munícipe poderá retirar gratuitamente uma muda de árvore apropriada para o plantio na área urbana do município. Para retirar a muda é necessário informar o local de plantio.

“A Secretaria de Meio Ambiente estará fornecendo as mudas de árvores das espécies: oiti, jacarandá-mimoso, ipê-branco, aroeira-pimenteira, pata-de-vaca e resedá-gigante. Estas espécies são apropriadas para o plantio nas calçadas por terem o porte adequado para área urbana e não prejudicarem a acessibilidade”, explicou o diretor de Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

A Ong AGA Brasil estará com uma equipe orientando sobre o plantio correto, manutenção para o desenvolvimento da planta e as podas permitidas no município.

“A nossa gestão está focada no lema Birigui Sustentável e as ações desta Semana do Meio Ambiente caminham neste sentido, tanto no trabalho de educação ambiental desenvolvido pelas secretarias do município, como nas ações de plantio de árvores e nos atos do Poder Executivo como o decreto de Utilidade Pública da área onde residia o fundador do município Nicolau da Silva Nunes. Vamos transformar Birigui numa cidade sustentável de verdade", comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo fez questão de destacar que a arborização urbana melhora qualidade do ar, embeleza as vias e conserva a pavimentação asfáltica.  “É um meio de melhorar a qualidade de vida da população”, completou Salmeirão.

Na foto ao lado, imagem da rua Izaura Boteon, no bairro Chácaras Caiçaras, uma das ruas mais arborizadas de Birigui.

Distribuição de mudas neste sábado, dia 10 de junho

Local: Praça James Mellor, s/nº (Praça da Prefeitura)

Horário: das 9 às 12 horas

Texto: Tiago Lotto e Jefferson Rabal