13/06/2017
Secretaria de Saúde informa que vacinação contra a gripe foi prorrogada até 23 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até o dia 23 de junho no estado de São Paulo. A previsão da Secretaria Estadual de Saúde era de que a imunização fosse encerrada na última sexta-feira (9). Além de prorrogar o prazo para a imunização, foram incluídos no grupo prioritário pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos.

Com a prorrogação da campanha, as doses continuam sendo aplicadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui. A Vigilância Epidemiológica divulgou que até o momento foram vacinadas aproximadamente 15 mil pessoas em Birigui.

O ideal é que a vacinação ocorra antes da chegada do inverno, pois o organismo leva de duas a três semanas para produzir os anticorpos que geram a proteção contra o vírus. Por isso, é fundamental que os grupos prioritários (incluídos os professores e doentes crônicos, que não possuem meta específica) busquem o quanto antes os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe.

Os sintomas da doença são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Nestes casos, um médico deve ser procurado imediatamente.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Pode ocorrer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Outras informações podem ser obtidas na UBS mais próxima de sua residência.