14/06/2017
Prefeitura de Birigui “entra na briga” para abrigar Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

O prefeito Cristiano Salmeirão indicou ao governador Geraldo Alckmin a sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na praça Gumercindo de Paiva Castro, Centro, para ser o possível prédio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico. O chefe do Executivo esteve com o governador do Estado de São Paulo nesta terça-feira (13), em Penápolis.

“Assim como outras cidades, também pleiteamos um AME. Temos um local apropriado para abrigar o ambulatório, que seria uma enorme conquista do setor da saúde para a nossa população”, comentou o prefeito. Araçatuba e Penápolis também “brigam” pela instalação do AME Cirúrgico em seus municípios.

Após a indicação, Salmeirão está viabilizando a visita de técnicos do governo paulista no prédio onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Saúde. “Levantamento feito pelos profissionais do setor aponta que o local está apto para receber um AME, porém teríamos que realizar adequações no prédio”, frisou o prefeito.

Junto a atual sede da Secretaria Municipal de Saúde funciona o Centro Médico de Birigui, que conta com 1 aparelho de eletroencefalograma, 1 aparelho de Raio-X, 1 Aparelho de eletrocardiograma e a 2 aparelhos de ultrassonografia.

O prédio conta, ainda, com amplo espaço onde funcionava o antigo pronto-socorro municipal, com recepção, três sanitários, sala de inalação, sala da telefonista, sala de pré-consulta, 2 salas de atendimento, 1 quarto para médico, 2 salas setor administrativo, sala de eletrocardiograma, sala de odontologia, sala de medicação rápida, 2 salas de emergência, sala de expurgo, morgue, sala de arquivo e 5 quartos para pacientes em observação.

Outro ponto destacado por Salmeirão foi o espaço onde a Secretaria Municipal de Saúde está sediada. O local conta com aproximadamente 80 salas, incluindo, ainda, banheiros, depósitos, áreas de sérvios, expurgo, copa, cozinha e lavanderia.

“O quarteirão todo é ocupado pela secretaria. Vamos mostrar ao governador Geraldo Alckmin que Birigui tem condições de abrigar um AME”, frisou o prefeito.

Texto: Tiago Lotto

Foto: Arquivo