22/06/2017
TODOS CONTRA O LIXO – Prefeitura de Birigui inicia campanha de conscientização

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, iniciou a campanha “Todos contra o lixo”, que visa conscientizar a população sobre o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos públicos e particulares do município.

A campanha foi lançada na manhã desta quarta-feira (21 de junho), no bairro Thereza Maria Barbiere, onde o prefeito Cristiano Salmeirão fez a instalação das duas primeiras placas com os dizeres: “Proibido jogar lixo. Sujeito a multas. Denuncie: 153”.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim, 300 placas foram confeccionadas e serão instaladas em diferentes pontos de Birigui.

“Colocamos nas placas o número da Guarda Municipal, onde o cidadão pode denunciar a prática do descarte irregular. Também alertamos a população que o despejo de lixo nas ruas pode acarretar em multas. O valor varia de R$ 75 a R$ 900”, explicou Scarpim.

No lançamento da campanha, a administração reuniu o prefeito, os secretários Scarpim (Serviços Públicos) e Cleber Rodrigo da Silva (Segurança Pública) e os diretores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Jefferson Rabal e Rafael Polizel, que representaram o secretário Juliano Salomão.

“Queremos massificar a divulgação dessa campanha para a população nos auxiliar na limpeza. A meta é mudar essa cultura e criar a consciência de que é a própria população que mantém a cidade limpa e organizada”, completou o secretário Eldir Scarpim.

MELHORIAS – A área que ganhou as duas primeiras placas da campanha receberá melhorias da Prefeitura de Birigui. Segundo o prefeito, os moradores do Thereza Barbiere terão, em breve, um área de lazer, que contará com brinquedos infantis, calçamento e um espaço gramado, para a prática de atividades físicas.

Após a instalação das placas no Thereza Barbiere, a equipe da Prefeitura também instalou placas na avenida João Cernach com a Egídio Navarro, no Cidade Jardim divisa com a Vila Bandeirante.

A instalação das placas segue nesta quinta-feira (22). Vários bairros da cidade receberão o comunicado de “Proibido jogar lixo”.

Texto e fotos: Tiago Lotto