26/06/2017
MUTIRÃO - Preventivo contra o câncer do colo do útero atendeu 315 mulheres de Birigui

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Ambulatório de Saúde da Mulher, realizou 315 exames preventivos contra o câncer do colo do útero. Os atendimentos ocorreram nos dias 10 e 24 de junho, em campanha realizada em dois sábados pela equipe do Ambulatório, que atendeu excepcionalmente das 8h às 16h.

Segundo a enfermeira responsável pela campanha em Birigui, Deise Ugino Tangoda, o exame é importante para prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero, pois quando a doença é tratada em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores.

“O objetivo da ação foi suprir a demanda de mulheres que não conseguem procurar atendimento durante a semana por causa do trabalho. A campanha superou nossa expectativa”, explicou Deise Tangoda. As participantes apresentaram RG, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e cartão da saúde da mulher.

Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para exames complementares ou tratamento.

INDOLOR

O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher.

“O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa”, completou a enfermeira Deise. A foto do texto mostra a chegada das mulheres no Ambulatório, logo às 8h deste sábado (24).