30/06/2017
“Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” foi tema de conferência em Birigui

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram nesta sexta-feira (30 de junho) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu no auditório do SENAI Birigui.

Com tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, a Conferência ofereceu um espaço de caráter propositivo e deliberativo, com debate e avaliação da política de assistência social e a definição de novas diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Mesa Diretora do evento foi formada pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, pela Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Martha Helena Pimenta (DRADS-Araçatuba), pelo presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia, pelo presidente do CMAS, Marcos Antonio Collu, e pela palestrante do evento Adriana Aparecida dos Santos, que é Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais, na Universidade Estadual de Londrina/PR.

A primeira-dama representou o prefeito Cristiano Salmeirão no evento, que está em São Paulo, em reunião com o governador Geraldo Alckmin. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, também prestigiou o evento, assim como diretores da Prefeitura e vereadores.

A conferência realizada nesta sexta-feira (30) reuniu representantes de vários segmentos, como representantes da sociedade civil, usuários, entidades dos trabalhadores do SUAS, entidades de assistência social e representantes governamentais.

“Encontros realizados anteriormente e esta conferência serviram para identificar as necessidades relacionadas à política de assistência social nos territórios, indicar propostas e eleger delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social”, explicou a secretária Eliane Salmeirão.

As deliberações, resultantes de todos esses debates e sistematizações, constarão no Relatório da Conferência Municipal de Assistência Social que, por sua vez, será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS/SP).

Além da Conferência Municipal, serão realizados encontros em âmbito Estadual e Nacional. A 11ª Conferência Estadual de Assistência Social acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2017, em São Paulo, e a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social será realizada no período de 05 a 08 de dezembro de 2017, em Brasília.