03/07/2017
Prefeito e primeira-dama participam de atividade desenvolvida pelos profissionais do CRAS 4

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, participaram na manhã desta segunda-feira, 3 de julho, de uma atividade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Portal da Pérola 2. Denominado CRAS 4 “Orlanda Macarini Palacio”, a unidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atende na rua Valério Anhê Ribalta, 730.

O chefe do Executivo e a secretária visitaram a exposição de uma maquete desenvolvida por crianças de 3 a 14 anos que retratou os temas “família” e “comunidade”. A maquete foi feita com isopor, papelão, madeira, blocos de montar, plástico e EVA. A atividade está sendo desenvolvida pelos profissionais do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

“É um serviço muito importante, realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária”, explicou a secretária Eliane Salmeirão.

O SCFV possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. O CRAS 4 atende, por meio do SCFV, 80 crianças/adolescentes de 0 a 14 anos de idade.

“Os alunos fizeram uma maquete apontando pontos positivos dentro de suas residências e de sua comunidade. Fizeram, também, um apontamento daquilo que acreditam faltar nessa comunidade. O que poderá ser feito foi uma ação que envolveu o prefeito, que respondeu perguntas feitas pelas crianças atendidas no CRAS do Portal 2”, explicou a monitora de complemento educacional Narayana Rossetto.

As crianças questionaram o prefeito sobre as funções do Executivo e do Legislativo, sobre acúmulo de lixo/entulho em pontos do bairro, sobre animais soltos pelas ruas do Portal, buracos, saúde, esportes e transporte coletivo.

“Parabéns aos profissionais envolvidos nesta importante atividade cívica. Esse tipo de ação cria nestas crianças um juízo crítico, uma consciência sobre os direitos e deveres dos cidadãos”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Durante os questionamentos feitos pelas crianças, o chefe do Executivo disse que a atual administração está concluindo um estudo para construir no Portal 2 um ginásio de esportes semiolímpico e uma UBS (Unidade Básica de Saúde). “Já estamos em busca de recursos para isso”, comentou.

Texto e fotos: Tiago Lotto