06/07/2017
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente recebe verba da CPFL

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Birigui, Mariany Cristina Barbosa, e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, receberam da CPFL Energia cheque no valor de R$ 131.000,00.

A verba será usada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a execução do projeto “Transformando a Realidade”. O projeto, que foi escrito pelo CMDCA e selecionado pela CPFL Energia, visa implementar ações que vão de encontro com as demandas elencadas no Diagnóstico da Criança e do Adolescente de Birigui 2014/2015.

As demandas visam realizar atualização do fluxograma de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual (elaborado pelo CMDCA em 2012, para que o atendimento se torne mais humanizado e as políticas públicas sejam efetivadas) e a capacitação dos entes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA (para que possam realizar o acolhimento e a intervenção de forma qualificada e eficiente).

Segundo o CMDCA, atualmente em Birigui vivem cerca de 19.000 crianças e adolescentes, sendo que o projeto “Transformando a Realidade” prevê alcançar 12.000 crianças e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos.

O projeto atinge seu público alvo com apresentações teatrais e discussão sobre o tema “violência sexual” em todas as escolas, com intuito de informar e oferecer caminhos para denúncias.

“A falta de informação para crianças e adolescentes é fato prioritário que favorece a instalação da violência sexual, sendo assim, informar é a forma mais efetiva de proteger e prevenir situações de risco”, comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mariany Cristina Barbosa.