06/07/2017
Birigui realiza plenária CIR Consórcios que antecede a Conferência de Vigilância em Saúde

Birigui sediou na manhã desta quinta-feira, 6 de julho, a Plenária CIR Consórcios – Etapa Preparatório da 1ª Conferência Nacional e Estadual de Vigilância em Saúde. O evento reuniu representantes de várias cidades da região e aconteceu no auditório do Sisep (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos das Prefeituras Municipais, Câmaras Municipais, Autarquias Municipais e Fundações Públicas Municipais de Birigui e Região).

Na abertura dos trabalhos, a Mesa Diretora contou com a presença do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, do secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, do presidente da Câmara de Birigui, Vadão da Farmácia, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elza Maria Rodrigues Corrêa, do Diretor Técnico de Saúde III – Departamento Regional de Saúde II – Araçatuba, Sílvio César Santos Órfão, da Diretora Técnica de Saúde II – Grupo de Vigilância Epidemiológica XI – Araçatuba, Lucelena Monteiro Ramos, da Diretora Técnica de Saúde II – Grupo de Vigilância Sanitária XI – Araçatuba, Anna Maria Garcia Sanches Lisboa, da Diretora Técnica de Saúde II – Centro de Laboratório Regional – Instituto Adolfo Lutz de Araçatuba, Teresa Marilene Bronharo, e da Diretora Técnica de Saúde I – Superintendência de Controle de Endemias – Araçatuba, Clélia Moreira Martinelli.

O objetivo do evento foi propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde no âmbito do Estado de São Paulo. A plenária teve como eixo principal o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”.

Segundo os organizadores do evento, tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” foi subdividido em quatro subeixos: 1- O lugar da Vigilância em Saúde no SUS; 2 - Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; 3 - Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde; e 4 - Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

No final do encontro, os participantes realizaram a eleição dos delegados (por seguimento) que representarão a região na Conferência Estadual. Foram escolhidos 20 usuários titulares + 10 suplentes, 10 gestores/prestadores titulares + 5 suplentes e 10 trabalhadores titulares + 5 suplentes.