12/07/2017
Prefeito recebe vereadores da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Assistência Social

O prefeito Cristiano Salmeirão recebeu na tarde desta terça-feira (11) os vereadores da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Minorias e Assistência Social: Pastor Reginaldo (presidente), César Pantarotto e Rogério Guilhem. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal e, além dos vereadores, reuniu também representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde. Os vereadores apresentaram ao prefeito um relatório resultado de pesquisas promovidas na área social do município.

A reunião contou também com a participação da servidora Claudia Rodrigues Carmona Slavez, coordenadora de Saúde que representou a Secretaria Municipal de Saúde, e da assessora técnica Valério Francisco de Oliveira, que representou a Secretaria Municipal de Educação.

Uma das vistorias apresentadas pela comissão é relacionada à Casa Abrigo, que acolhe crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar. Os vereadores sugeriram a aquisição de beliches para que não haja acomodação em colchões colocados no chão.

Segundo o prefeito, o auxílio à instituição poderia ser potencializado por meio de parceria com os demais municípios que encaminham os acolhidos, que são Coroados, Clementina, Brejo Alegre e Santópolis do Aguapeí. “Providenciarei junto à Secretaria Municipal de Assistência Social o chamamento de representantes desses municípios para que o trabalho seja conjunto entre todos os beneficiados”, falou o chefe do Executivo.

Os vereadores também informaram o prefeito que eles estiveram na comunidade terapêutica Maria de Nazaré, responsável por tratamento e reinserção social de dependentes de drogas. Dois pedidos foram feitos ao prefeito com relação a instituição: a instalação de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) e a criação de estratégias de reinserção social por meio da oferta de emprego após a conclusão do tratamento.

Segundo os vereadores, a chegada de um CAPS-AD possibilitaria os primeiros procedimentos e a desintoxicação do usuário antes de ser direcionado à comunidade terapêutica, reduzindo os riscos de abandonarem a comunidade durante as crises provocadas pela abstinência.

Ainda sobre o CAPS, foi lembrado pela representante da Secretaria Municipal da Saúde que há anos Birigui conquistou a aprovação do serviço, mas que os recursos nunca foram liberados.

O prefeito também se comprometeu a verificar o andamento burocrático de instalação do órgão e a estudar junto ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e ao Sindicato das Indústrias do Calçado uma estratégia para sanar as necessidades dessas pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.

Abuso Infantil

Foi apresentado ainda um balanço da audiência pública promovida pela comissão em maio deste ano com o tema Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Pastor Reginaldo pediu ao chefe do Executivo a intensificação de trabalhos de conscientização com os alunos da rede municipal, especialmente na semana de maio em que o tema é nacionalmente abordado.

“A rede de atendimento social funciona muito bem e foi elogiada durante a audiência, mas sentimos falta de um trabalho específico da Educação para um despertar do tema de forma mais efetiva”, sugeriu o pastor.

"O assunto precisa ser esclarecido desde criança e preventivamente para que elas saibam diferenciar as formas de carinho que possam receber e confiem no professor para relatar qualquer episódio suspeito”, considerou o vereador Guilhen.

O chefe do Executivo acatou a ideia.  “Vamos deixar agendado para o início do próximo ano letivo a criação de uma programação especial, com palestras para os educadores e atividades com os alunos”, falou Salmeirão.

“Tratamos de assuntos de interesse da comunidade, focando em entidades assistenciais que necessitam de mais atenção para melhor servir. Esta comissão é muito importante, pois visa apoiar e incentivar a defesa e promoção dos direitos da criança e adolescente, mulher e idoso em vítima de violência nos termos da legislação vigente, entre outras atribuições”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Fotos: Tiago Lotto

Texto: Assessorias da Câmara de Birigui e Prefeitura Municipal