12/07/2017
Em entrega de caminhões para produtores de leite, secretário anuncia R$ 1,4 milhão para Birigui

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, esteve em Birigui na tarde desta quarta-feira, 12 de julho, em solenidade que entregou dois caminhões zero quilômetro para a Cooperativa de Leite do Baixo Tietê, localizada no Distrito Industrial de Birigui. No evento, o representante do governo estadual apresentou as melhorias que serão liberadas para Birigui, de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

Arnaldo Jardim foi recebido pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) Nelson Giardino, pelo presidente da Cooperativa de Leite, Rodrigo Tashiro, demais autoridades, profissionais do setor, vereadores e produtores rurais.

Segundo o diretor técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) – Araçatuba, Cláudio Antônio Baptistella, os caminhões foram adquiridos pela cooperativa, que recebeu apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento através do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado.

“Os dois caminhões custaram R$ 316 mil. Através do Microbacias II, o governo estadual arcou com 70% dos bens adquiridos, ou seja, o projeto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento custeou R$ 221 mil e a Cooperativa de Leite de Birigui R$ 95 mil”, explicou Baptistella.

O Microbacias II também contempla suporte financeiro aos produtores rurais, que individualmente podem utilizar os recursos de acordo com suas áreas de atuação. Para a Cooperativa de Leite de Birigui estão previstos mais de R$ 1.081.637,45 e contempla maquinários e equipamentos que serão entregues ao longo do ano. Todos os cooperados associados serão beneficiados. Eles aguardam a aprovação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).

“Este apoio do governo estadual é fundamental para os produtores rurais. É um excelente incentivo. A Prefeitura de Birigui agradece o secretário Arnaldo Jardim pela visita ao município e pela entrega dos caminhões”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Após a chegada dos caminhões, a cooperativa irá providenciar a instalação dos tanques refrigerados nos veículos. Com os tanques, os caminhões farão a coleta nas propriedades rurais e o transporte do leite até o laticínio, agregando valor ao produto.

MAIS VERBA – Em sua fala, Arnaldo Jardim anunciou que além da verba de R$ 1.081.637,45 do Projeto Micro Bacias II – Acesso ao Mercado, o governo estadual atendeu pedido do Sedecti e irá liberar R$ 500.000,00 para melhorias da estada rural José Moimás Neto (BGI-10), onde fica a conhecida Casa de Tábua. “É uma grata satisfação ajudar Birigui com aproximadamente R$ 1,4 milhão. Que os produtores rurais possam fazer bom uso dos novos caminhões”, falou o secretário estadual.

PEDIDOS – Aproveitando a presença do secretário estadual em Birigui, o prefeito Cristiano Salmeirão solicitou apoio ao Projeto Hortas Comunitárias, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui.

O chefe do Executivo e o coordenador das hortas, Carlinhos Bombeiro, entregaram ofícios solicitando um caminhão basculante, uma pá-carregadeira, kits de sementes de hortaliças, telas e demais materiais para uso diário nas hortas, como pás, enxadas, entre outros. O secretário disse que irá analisar os pedidos.

A Prefeitura de Birigui mantém na cidade 54 hortas comunitárias, espaços usados gratuitamente pelos interessados. Outras 4 serão entregues em breve pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto e fotos: Tiago Lotto