18/07/2017
Comitê da “dengue, zika e chikungunya” promoveu reunião com representantes de órgãos de classe

O Comitê Permanente de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município, instituído em maio deste ano por decreto de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão, realizou na manhã desta segunda-feira (17) sua primeira reunião, que ocorreu no auditório do Sisep.

O prefeito abriu os trabalhos da reunião. Salmeirão é o presidente do comitê. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Juliano Salomão, do secretário municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Eldir Scarpim, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal (vereador Pastor Reginaldo), além de representantes do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, órgãos de classe e profissionais da saúde.

“Este comitê tem papel importantíssimo de combate ao vetor. As ações deste comitê englobam execução de plano de contingência contra o mosquito, ações de prevenção e controle e desenvolvimento de práticas educativas envolvendo a sociedade como um todo”, destacou o chefe do Executivo.

O prefeito destacou no encontro os trabalhos do Executivo que ajudam no combate ao mosquito transmissor, como os projetos Cidade Bela, Cidade Limpa, atuação da Prefeitura na limpeza de terrenos, parceria com o governo estadual no “Todos juntos contra o Aedes” e demais atividades que tiveram impacto positivo no controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

“Tivemos, graças ao trabalho sério dos profissionais da Prefeitura de Birigui, uma diminuição de aproximadamente 98% do número de casos positivos de dengue em Birigui (comparação dos três primeiros meses de 2016 com os três primeiros meses deste ano). Isso é fruto de muita dedicação e competência”, falou o prefeito.

No encontro, a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Gonçalves, apresentou aos presentes os dados epidemiológicos dos últimos 5 anos, sinais e sintomas da dengue, zika e chikungunya e diferenças entre as mesmas.

O profissional de IEC, Marcos Sanchez, falou da bioecologia do mosquito Aedes e de seu controle e, em seguida, o Diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Oliveira, abriu o debate oferecendo oportunidade aos presentes para que se manifestassem e fizessem propostas para ações educativas e de conscientização para controle do vetor.

AÇÃO - O Comitê Permanente de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya é uma instituição que tem dentre as suas funções monitorar e avaliar os Planos de Contingencia contra o mosquito Aedes aegypti, contribuir para execução do Plano Municipal de Contingência, apresentar propostas referentes à prevenção e controle dessas doenças, desenvolver práticas educativas - tendo por base as ações de comunicação, imprescindíveis para fomentar os processos de mobilização -, além de fomentar a adesão das pessoas da sociedade organizada, de maneira consciente e voluntária, para o enfrentamento e controle de criadouros do mosquito.