19/07/2017
Secretaria de Saúde alerta sobre as novas recomendações para vacina HPV quadrivalente

A partir de junho de 2017 o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina do HPV para meninos e passou a disponibilizar esta vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade (antes era oferecida para população masculina de 11 a 12 anos). Esta ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais.

Ressalta-se que a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também das meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos. Lembrando que todas as meninas de 9 a 14 anos de idade já são contempladas com a vacina contra HPV.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência. O atendimento acontece das 7h às 19h e o morador deve levar sua carteira de vacinação e um documento com foto. A vacinação é gratuita.

Segundo a Diretora da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Mauricéia Gonçalves, a vacina também está disponível para homens e mulheres vivendo com HIV/AIDS de 09 a 26 anos de idade e para indivíduos imunodeprimidos (indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos).

O HPV é um vírus que apresenta mais de 200 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais tipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.

Além do câncer do colo do útero, o vírus HPV também está associado a 90% dos casos de câncer anal, 71% dos casos de câncer de vulva, de vagina e pênis e 72% dos casos de câncer de orofaringe.

O vírus é muito contagioso, sendo possível a contaminação com uma única exposição. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pela via sexual. Estima-se que entre 25 e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.

OUTRAS INFORMAÇÕES – (18) 3643-6238

Vigilância Epidemiológica