19/07/2017
Prefeito assina convênio com o Detran.SP e conquista programa educativo para Birigui

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, e a diretora municipal de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, foram recebidos na tarde desta quarta-feira (19 de julho) pelo Diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP), Marco Antonio Xavier Telles.

A comitiva de Birigui pleiteou e conquistou para o município o Clube do Bem-te-vi, programa educativo do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar (PM) que tem por objetivo educar para o trânsito as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.

“É um programa que compartilha princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, utilização de celular tanto para motoristas quanto para pedestres, entre outros tópicos relacionados ao trânsito”, falou a diretora do Departamento Municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans), Melissa Puertas Sampaio.

O chefe do Executivo agradeceu a indicação do deputado estadual Roque Barbiere, que apresentou o programa aos profissionais da Prefeitura de Birigui. “O Roquinho nos falou deste belo projeto e fez o contato com o Detran.SP. Fizemos os trâmites legais e fomos contemplados com mais essa conquista para Birigui”, comemorou o prefeito.

O Clube do Bem-te-vi é desenvolvido por meio de palestras, com duração de aproximadamente 50 minutos. As palestras são feitas por policiais militares, que compartilham seus conhecimentos técnicos usando uma linguagem acessível, de fácil entendimento das crianças. As crianças podem participar da palestra, tirando dúvidas e curiosidades dos temas relacionados a segurança no trânsito.

“Após as palestras, as crianças recebem Cartilhas Educativas de Trânsito com as principais orientações abordadas”, frisou a diretora de Trânsito. Junto com esse material, também são oferecidos uma Carteira de Habilitação Mirim e uma Talão de Multas Mirim para que os alunos conscientizem as pessoas de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter consigo e com as outras pessoas quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres, ciclistas ou passageiros, contribuindo para uma formação de uma consciência cidadã.

Após a assinatura do convênio entre o Detran.SP e a Prefeitura de Birigui uma reunião será agendada para acertar detalhes de quando o programa será iniciado na cidade. A meta é atingir o maior número possível de escolas.

Texto: Tiago Lotto