31/07/2017
COMUNICADO - Prefeitura de Birigui prorroga inscrições para o programa Time do Emprego

A Prefeitura de Birigui e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) de São Paulo, via o programa estadual “Time do Emprego”, informam que as inscrições para novas turmas do programa foram PRORROGADAS. Serão disponibilizadas 30 vagas, a fim de inserir ou recolocar maiores de 16 anos no mercado de trabalho.

O Time do Emprego é oferecido na cidade por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e pela a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 4 de agosto e podem ser feitas das 8h às 17h nos seguintes locais:

- CRAS I - Rua Ermano Zin, 647 - Quemil

- CRAS II - Rua Pedro Bernabé, 101 - Thereza Maria Barbierie

- CRAS III - Rua Padre Geraldo Goseling, 1176 - Jd Estoril

- CRAS IV - Rua Valério Anhê Ribalta, 730 - Portal da Pérola II

- BALCÃO DE OPORTUNIDADES  - Rua Antonio Simões, 4 - Centro

- SEMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) - Rua Roberto Clark, 543 - Centro

O Time do Emprego promove a orientação profissional e reorientação de carreira com o objetivo de auxiliar a inserção ou retorno de desempregados ao mercado de trabalho.

Para fazer a inscrição os interessados devem levar carteira de trabalho, RG, CPF. A primeira turma está prevista o inicio no dia 14/08/2017, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 17h e será realizada no Instituto Federal na Rua Pedro Cavalo, 709 - Portal da Pérola II.

Mais informações: entrar em contato pelo telefone: (18) 3634-1079 – Rafael ou Ana Paula.

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo de preparação e orientação ao trabalhador, acima de 16 anos, desempregado ou em busca do primeiro emprego, implantado no Município em parceria com a Prefeitura Municipal de Birigui.

É um programa canadense, adaptado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - SERT-SP, que tem como objetivo auxiliar os participantes no reconhecimento das suas habilidades e competências, interesses e valores, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação no mercado de Trabalho.

TEMAS ABORDADOS

1. QUEM SOU EU – MINHAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

O autoconhecimento, destacando sua história pessoal, experiência de vida, o meio em que você vive e suas potencialidades. Levantamento dos conhecimentos e das habilidades adquiridas ao longo da vida, tudo que sabemos fazer e como isso pode ser transferido para funções no trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO

O currículo como propaganda de você mesmo: quais são os itens de um currículo, o que deve e o que não deve constar. Como elaborar e como apresentar um currículo atraente.

3. FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÃO DE EMPREGO E ENTREVISTA

O que é, e como preencher um formulário de solicitação de emprego, e quais documentos são necessários para preenchê-lo. Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego: como se comportar, o que se pode e não se deve dizer, como responder a perguntas difíceis. Dramatizações de entrevistas, exercícios de dinâmicas, as etapas da busca de emprego.

4. TÉCNICAS DA PROCURA DE EMPREGO

Ferramentas: o currículo personalizado, a carta de apresentação, os formulários e preparação para entrevistas. Dicas sobre como realizar pesquisa sobre empregos. Conhecimento do mercado de trabalho. Os diversos bancos de sua busca por empregos.

5. ESTE EMPREGO É PARA MIM

Você foi chamado para preencher uma vaga de emprego: o que fazer? Análise e avaliação: o que pode ser negociado? A decisão: a vaga certa para mim. Como estabelecer metas de trabalho e vida?

6. MANTENDO-ME SAUDÁVEL

Como manter-se equilibrado e saudável para a procura de emprego sem muito desgaste físico, mental e emocional.

7. TESTES APLICADOS PELOS EMPREGADORES

Exercícios de matemática, português, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, de atenção, redação, compreensão de texto e dinâmicas realizadas no processo seletivo.

8. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Administração da renda, análise da despesa mensal e gestão do dinheiro em momentos de crise. Onde diminuir os gastos.

9. TRABALHO POR CONTA PRÓPRIA

Por que trabalhar por conta própria? Como escolher o ramo de atividade? Vantagens e desvantagens de ter o próprio negócio. Como montar ou participar de um negócio: trabalho autônomo, os tipos de sociedade, o empreendedor individual e o cooperativismo.