02/08/2017
MELHORIAS - Parque Municipal Dona Yukie Kabeia ganha revitalização e trilha ecológica

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, com total apoio de moradores do bairro Eurico Caetano, revitalizou o Parque Municipal “Dona Yukie Kabeia”, localizado na divisa dos bairros Eurico Caetano e Parque das Árvores.

Moradores próximos do espaço, uma Área de Preservação Permanente (APP), solicitaram apoio do prefeito Cristiano Salmeirão para proporcionar melhorias no parque, que estava sendo utilizado como depósito de podas e entulhos.

“Até animais mortos foram encontrados ali. O local estava se transformando em um ponto irregular de descarte”, falou a moradora Ângela Galvão, do bairro Eurico Caetano.

Segundo ela, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu a retirada do entulho, a limpeza e reparo do local e a instalação de bancos de madeira. “Também ganhamos uma trilha ecológica, que liga o Eurico Caetano até o bairro Parque das Árvores. O espaço ganhou outro aspecto. Agradeço a Prefeitura de Birigui pela melhoria no parque”, disse Ângela.

O secretário de Serviços Públicos, Eldir Scarpim, disse que o trabalho voluntário de um grupo de moradores do Eurico Caetano foi fundamental. “Tivemos amplo apoio dos moradores, que agora estão preservando e cuidando do Parque Yukie Kabeia”, falou Scarpim.

Além da caminhada na trilha ecológica, é constante a presença de famílias realizando piquenique no parque. “Agora estamos em busca de lixeiras para instalarmos no espaço. Doações de empresários são bem vindas”, comentou a moradora Ângela Galvão, destacando, ainda, que a ação também promove a preservação ambiental.

ADOÇÃO - Birigui conta com leis que autorizam pessoas ou empresas a adotarem praças, jardins, parques ou canteiros centrais de avenidas.

As regulamentações desta parceria, conhecida como público-privado, estão previstas nas Leis Municipais 5.052/2008 e 5.566/2012. Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura Municipal (Praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pelas secretarias de Obras, Gabinete e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física), que poderá divulgar sua logomarca no espaço.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Ângela Galvão