04/08/2017
Centro de Castração da Prefeitura de Birigui já realizou mais de 340 cirurgias neste ano

O Centro de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Birigui realizou 348 cirurgias até julho deste ano. Segundo o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Cabral, foram castrados 54 cachorros e 294 gatos, entre machos e fêmeas. O centro foi inaugurado em junho de 2015.

Segundo o órgão, em 2016 foram castrados 395 animais. “Com as cirurgias, conseguimos fazer um aumento significativo do controle de natalidade de animais domésticos em nosso município, contribuindo para a diminuição da superpopulação”, explicou Cabral.

O serviço é inédito no setor público municipal e oferecido sem nenhum custo. É destinado aos bichos de estimação inseridos no programa de adoção do Canil Municipal, adotados das associações protetoras e de famílias carentes. As cirurgias são realizadas de segunda a sexta-feira.

Promover o controle de natalidade dos animais e a transmissão de zoonoses aos humanos são os principais objetivos do programa de castração do município. O Centro de Castração funciona em espaço anexo ao Canil Municipal, no bairro Cidade Jardim, e conta com três salas: de cirurgia, pós-operatório e de lavagem e esterilização dos materiais cirúrgicos.

BENEFÍCIOS

A castração nas fêmeas, por exemplo, diminui o risco de tumores de mamas, útero e ovários; elimina a gravidez psicológica e leva à ausência do cio. Nos machos, diminui a existência de tumores de testículos e próstata, e geralmente leva o animal a ter um comportamento mais dócil. Além disso, evita a perpetuação de doenças genéticas, como a epilepsia e catarata juvenil.

SERVIÇO

Quem se enquadra nos perfis acima pode solicitar a castração no CCVZ, que funciona na Praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro. Informações (18) 3643-6233.

Texto: Letícia Permagnani

Foto: Tiago Mariano