10/08/2017
Prefeito atende grupo de mães que cobram medidas para sanar faltas dos professores

O prefeito Cristiano Salmeirão recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 9 de agosto, onze mães de alunos de uma unidade escolar mantida pela administração. Elas foram atendidas no Gabinete do prefeito e mostraram preocupação com o aprendizado de seus filhos.

De acordo com as mães, as crianças perderam a vontade de frequentar a escola em função das ausências dos professores. Segundo as mães, uma única sala da escola teve 7 diferentes professores este ano.

“Minha filha não quer frequentar a escola, pois não consegue acostumar com uma professora. Isso também ocorre com outras crianças, já que várias mães relataram o mesmo problema”, apontou uma das mães presentes no encontro.

O grupo de mães está unindo forças para mudar as regas de atribuição de aulas. Elas pedem uma continuidade do trabalho do professor dentro da sala de aula. Segundo uma delas, “com professor substituto o ensino fica prejudicado”.

“Minha filha está só brincando na escola ultimamente”, apontou outra mãe presente. “A troca de professores está prejudicando o aprendizado de nossos filhos”, testemunhou outra integrante do grupo que foi atendido pelo chefe do Executivo.

O prefeito explicou às mães que as leis e portarias que normatizam a atribuição de aulas e o controle de faltas dos profissionais da educação não foi feito em sua gestão.

“Esse ano temos que cumprir as regras estipuladas em anos anteriores. Mas já estamos elaborando um projeto de lei que deverá alterar a pontuação do professor assíduo, conforme discutido em Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal no dia 27 julho”, falou Salmeirão.

De acordo com os dados levantados pela Secretaria de Administração, somente neste ano foram quase 10 mil faltas por parte dos profissionais da educação, o que representa a quantia aproximada de R$ 3 milhões da folha de pagamento.

O chefe do Executivo elogiou a atitude das mães. “Elas estão em busca do melhor para os seus filhos. Essa reunião foi produtiva. Expliquei como funciona a atribuição de aulas e qual a nossa intenção durante a gestão, que segue até dezembro de 2020”, completou o prefeito de Birigui.