11/08/2017
CIDADE EM DESTAQUE - Birigui tem o melhor índice da região em Gestão Fiscal

A Gestão Fiscal do município de Birigui recebeu a melhor nota da região no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2016, estudo realizado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e apresentado este ano. Birigui obteve o índice de 0,6838, que indica municípios com desenvolvimento moderado. A cidade foi a única da região a atingir esta nota. Nas 5 categorias analisadas, Birigui atingiu o índice máximo em 3 (receita própria, liquidez e custo da dívida).

Segundo o Diretor de Desenvolvimento Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Marco Aurélio Barbosa de Souza, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal é o principal índice nacional de análise da gestão fiscal dos municípios brasileiros. “O estudo utiliza dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e é composto por cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. A pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próxima de 1, melhor a situação fiscal do município”, explicou o diretor da Sedecti.

Na imagem desta página você pode acompanhar o ranking das 10 melhores cidades da região no Índice FIRJAN 2016.

Texto: Tiago Lotto e Sedecti

Imagem: Sedecti