14/08/2017
MERCADO DE TRABALHO - Time do Emprego inicia orientação profissional para turmas de Birigui

A Prefeitura Municipal e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira (14) em Birigui o programa estadual “Time do Emprego”, que visa promover a orientação profissional e reorientação de carreira com o objetivo de auxiliar a inserção ou retorno de desempregados ao mercado de trabalho.

A administração oferece o programa por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de Assistência e Desenvolvimento Social. Trinta vagas foram disponibilizadas, a fim de inserir ou recolocar maiores de 16 anos no mercado de trabalho.

O início do programa na cidade foi feito pelos secretários municipais Nelson Giardino (Sedecti) e José Manoel Sanches (Gabinete). O secretário de Gabinete representou o prefeito Cristiano Salmeirão no ato, que ocorreu no Instituto Federal de Birigui, localizado no Portal da Pérola 2. A primeira turma do programa terá aulas de segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h, no Instituto Federal. O programa está sendo aplicado pelos facilitadores Rafael Ribeiro (Cras IV) e Eric Bonini (Centro Pop).

ENTENDA - A metodologia do Time do Emprego consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo. Eles se reúnem duas ou três vezes por semana.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.

“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda - quando estão desempregados, com baixa auto estima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial”, completou a coordenadora.

Mais informações sobre o programa em Birigui podem ser obtidas pelo fone: (18) 3634-1079 – Rafael ou Ana Paula.

Texto: Tiago Lotto