15/08/2017
China e Bolívia são os principais compradores dos produtos exportados pelas empresas biriguienses

China, Bolívia, Argentina, Tailândia e Taiwan foram os cinco principais países compradores dos produtos exportados pelas empresas biriguienses entre janeiro e julho deste ano, segundo o Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) de Birigui.

Esses países em conjunto foram responsáveis pela compra de 71% dos produtos exportados pela cidade no período, totalizando o valor de US$ 17.012.833 milhões. Entre os principais produtos exportados destacam-se a soja, calçados, transformadores e máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura e apicultura.

A China aparece na primeira posição, sendo o destino de 37% das exportações de Birigui, alcançando o valor de US$ 8.941.147 milhões. A dinâmica comercial local se assemelha a observada no cenário macroeconômico nacional, pois a China foi também a principal compradora dos produtos exportados pelo Brasil entre janeiro e julho deste ano.

Na segunda posição de principal comprador aparece a Bolívia, com US$ 3.613.315 milhões exportados. A Argentina ocupa a terceira posição, alcançando o valor de US$ 2.152.469 milhões. Na sequência do ranking aparece a Tailândia, com a exportação de US$ 1.216.775 milhões, seguida por Taiwan, responsável pela compra de US$ 1.089.127 milhões.

OBSERVATÓRIO

O Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade para suprir as demandas de informações dos agentes econômicos do município e subsidiar políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e desenvolvimento local.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Sedecti

Gráfico: Sedecti