O Governo Municipal de Birigui, por meio de seu Departamento de Cultura da Secretaria de Educação realizou na noite de ontem, segunda-feira(25), solenidade de premiação do Concurso Literário alusivo ao Centenário de Birigui(1911-2011) tema: “Birigui - O Primeiro Centenário”, sendo mais um evento oficial em comemoração aos 100amos de Birigui.
Este concurso teve a duração de 3meses, com os gêneros literários: Poesia, Crônica e Conto. Objetivo foi mobilizar a sociedade para manifestar seu carinho para com a cidade através da beleza das palavras.
Ao fazerem uso da palavra, Marcos Rogério Tinareli Diretor do Departamento de Cultura falou da satisfação em ver um concurso desses acontecer, agradecendo o apoio total da Prefeitura para isso, Antônio Carlos Zani Representante da Comissão do Centenário parabenizou a iniciativa, falando da semente que ali estava sendo semeada, Sônia Regina Guarldo Secretária de Educação do Município falou da importância da literatura e finalizando a palavra das autoridades, Prefeito Wilson Carlos Borini falou que a escrita deve ser muito valorizada pois é difícil produzir textos, “estamos plantando sementes e também colhendo frutos” citou Borini, ao parabenizar os premiados, já que dentre eles estavam um Professor de História Valdeci Mantovam e o garoto Cauã do Santos de Araujo de apenas 9 anos.
O corpo de jurados do concurso foi composto por educadoras do município, sendo elas: Marlen Rosa Giampietro; Aparecida Maria de Souza Freitas; Maria Silvia Sentoamore Marqui.
Segue a relação de premiação:
Poesia
-
1º Valdeci Mantovam – Biriguy
-
2º Cauã do Santos de Araujo – Minha Birigui Amada
-
3º Edilsa Maria Biancheti Peres – Lembranças
Conto
-
1º Amauri Sergio Mantovam – Novos horizontes
-
2º Marcelo Otavio de Sousa – Caminhos que separam, histórias que se atraem, vidas que se unem
-
3º Doris Trevisan Junqueira – Um italiano em Birigui
Crônica
-
1º Amauri Sergio Mantovam – As Pérolas do Rio Tietê
-
2º Cauã do Santos de Araujo – A Mágica Fundação de Birigui
-
3º Marcelo Otavio de Sousa – Da minha janela
Os textos vencedores serão publicados no livro de poesias “Birigui era assim” de Antônio Carlos Zani – Membro da Comissão do Centenário.
Alex Brasileiro / MTB – 55953.
|