18/08/2017
Parceria entre Prefeitura de Birigui e McDonald´s integra o Impacta ODS em São Paulo

A Prefeitura Municipal participou nesta quinta-feira, 17 de agosto, do lançamento do Programa Impacta ODS, realizado no Parque da Mônica, no SP Market, em São Paulo. O Assessor de Planejamento da Prefeitura de Birigui, Tadeu Saravalli, e a diretora da escola municipal Lucinda Giampietro, Silvana Verza Amarante, representaram a administração no evento. O empresário biriguiense Maurício Longhini Barbeiro também prestigiou o lançamento.

O Impacta ODS é uma iniciativa da Organização Aldeias Infantis SOS Brasil e do Instituto Mauricio de Sousa, que tem como objetivo disseminar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, através de uma série de 18 gibis da Turma da Mônica, que retratam de forma lúdica estas metas globais.

A Aldeias Infantis SOS Brasil e o Instituto Mauricio de Sousa realizaram o evento do lançamento Programa Impacta ODS no Brasil. O projeto conta com o apoio da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, GRI Brasil, CEBDS, além de empresas e instituições de ensino que se associam ao programa.

O Impacta ODS contou com a presença do cartunista e empresário Mauricio de Sousa e com palestras do secretário executivo do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, da Diretora da GRI Brasil, Gláucia Terreo, da Gestora Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco, e do Diretor em Sustentabilidade e Inovação do McDonald´s (Arcos Dorados) Leonardo Lima, sobre a integração dos ODS na estratégia empresarial.

Na oportunidade, Leonardo Lima citou o Projeto Birigui Sustentável, parceira inédita na América Latina entre McDonald´s (Arcos Dorados) e a Prefeitura de Birigui, concebido como piloto a ser replicado em todas as unidades da multinacional.

Lima mencionou sobre o módulo de Educação infantil para Sustentabilidade, que contou com a metodologia do Impacta ODS, elaborado pela Aldeias Infantis SOS Brasil em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, pelos gibis da Turma da Mônica. A partir do gibi, os estudantes de dois colégios do município puderam aprender de maneira lúdica, sobre os objetivos e metas a serem alcançados até 2030.

Próximo ao Dia do Meio Ambiente, os alunos do Colégio Zeta e da Escola Municipal “Lucinda Giampietro” pesquisaram sobre reflorestamento das calçadas e arborização urbana, numa determinada área. Os locais pré-determinados receberam mudas de árvores fornecidas pela Prefeitura, as quais foram plantadas por alunos de ambas as escolas e pelos Graduandos de Relações Internacionais da ESPM, que vieram a Birigui em pesquisa de campo para o trabalho da disciplina de Diplomacia Corporativa, sobre o Projeto de Birigui.

ENCONTRO – No evento, a diretora da escola mantida pela administração entregou ao cartunista Mauricio de Souza um diário elaborado pelos alunos da escola agradecendo a aprendizagem pelos gibis da Turma da Mônica, com fotos e relatos.

“O Mauricio de Souza ficou muito grato e sensibilizado com a iniciativa das crianças biriguienses”, comentou a diretora. Em Birigui, o projeto avança para que todas as escolas municipais utilizem os gibis da Turma da Mônica, na divulgação das ODS no município.

Assessoria de Imprensa/Gabinete